Olá a todos…
Com abertura oficial em 04.03.2011 damos início aos trabalhos referentes à psicologia no presente ano.
Como alguns de vocês sabem… Eu recebo e-mails pontuais e respondo alguns publicamente. (Todos autorizados… É claro).
Vou por temas:
Profissão:
Luana me perguntou se eu aconselho testes vocacionais para ela definir uma profissão:
Cara Luana… Os testes vocacionais não são e nunca devem ser os divisores de água nas suas decisões. Eles nunca são precisos. Mas ajudam e muito principalmente pessoas que buscam com seriedade esclarecer tendências profissionais.
Mas antes de partir para um teste vocacional eu recomendaria a você um estudo sobre áreas que você gosta profissões que te cativam. Não é porque você admira um médico que você será médica. Não é por que você adora o capitalismo que você vai trabalhar em um banco. A rotina laboral nos conduz a um percurso profissional que muitas vezes se eterniza em nossa história até nosso obituário e fazer algo que hoje é motivador e amanhã não será mais pode tornar o seu melhor em um total e desmotivador estímulo profissional. E desse o mercado está cheio.
De tal forma, aconselho sim testes vocacionais desde que você o testado saiba o que quer e principalmente o que não quer.
Atenção aos alunos de psicologia (futuros colegas de CLASSE), em testes vocacionais o bom profissional precisa ter além do Feeling, uma preparação para não cair na persuasão que alguns clientes nos trazem.
Tudo começa na anamnese. A entrevista inicial – dois atendimentos (orientação/consultoria) e ai sim direcionamento pontual.
O teste vocacional é um norte e não a palavra final para quem busca nele a resposta definitiva em SER.
Lembre-se que conflitos familiares às vezes podem influenciar de forma mascarada um resultado. Exemplo: O pai é advogado e investiu nos estudos dos filhos com o objetivo de transferir a carteira de clientes e o império aos seus herdeiros, no entanto por conflitos familiares, tais herdeiros se recusam a trilham o caminho herdado. CUIDADO, pois é exatamente na anamnese que descobrimos os verdadeiros motivos que fazem dos profissionais futuros exemplos de fracassos.
Luana espero ter respondido a sua dúvida.
A todos os demais e alunos o e-mail para interação é juliana@consultoriapsicologica.com.br
Juliana – CRP 06/76313
www.consultoriapsicologica.com.br